Milton Paes - 09/2024
O distrito do Ouro Verde completa, neste mês de setembro, nove anos de criação. O Jornal Legal conversou com moradores, com líder comunitário, comerciante e com o subprefeito do Ouro Verde, Arzeu Rezende Lino, que assumiu o cargo no dia 8 de março deste ano. Foram apresentadas conquistas, desafios a serem vencidos e ações que precisam ser feitas.
O comerciante Edmar Paifer atua em seu negócio há 25 anos e mora no distrito há 45 anos. Para ele, o que melhorou nesse período como distrito foi a implantação do Agiliza Campinas atendendo os moradores, principalmente, nos assuntos relacionados a Sanasa, CPFL e IPTU. Segundo Edmar Paifer, antes de virar distrito, a região já vinha com forte crescimento e desenvolvimento e o fato de atingir o status de distrito teve pouca influência nesse sentido. Edmar defende que o distrito deve e precisa eleger mais vereadores e assim aumentar a representatividade na câmara. "Quanto a cartório, mais bancos, base da polícia, são pontos que ficaram na promessa, mas não depende só o fato de ser distrito, mas têm outros fatores que determinam essas ações", diz.
Thaís Américo tem 45 anos, mora no Dic 5 e está no Ouro Verde há 41 anos. Na avaliação de Thaís, a região melhorou muito. "Temos muitos recursos como bancos, mercados, lojas, escola profissionalizante, escola bilíngue, entre outras coisas. Temos também a subprefeitura que nos ajuda muito a não ter que ir ao Centro da cidade. Essa região cresceu muito e precisa ter recursos. Acredito que no futuro pode ser uma cidade", aponta.
Reginaldo Andrade, morador da Vila Aeroporto e residente há 30 anos na região do Ouro Verde, alega ter percebido algumas melhorias por meio da gestão da subprefeitura. "Revitalização de praças, aumento no número de creches, etc. Em relação ao ponto negativo, tem sido o trânsito, que tem aumentado consideravelmente nos últimos anos, mas compreende-se que é um problema típico das grandes cidades", comenta.
O Presidente da Associação de Moradores da Vila Aeroporto, Miraldo Pinto dos Santos, disse ao Jornal Legal que alguns pontos avançaram no distrito.
"Na minha opinião acho que avançou em alguns itens importantes como no saneamento básico, no asfaltamento de vá- rios bairros e núcleos, na entrega de matrículas para vários núcleos e bairros. Estão chegando vários equipamentos comerciais. O que está faltando na opinião de muita gente é a vinda do cartório e o funcionamento do 9º DP 24 horas. A população do distrito está crescendo muito e claro, precisamos de mais segurança", afirma.
O subprefeito do distrito do Ouro Verde, Arzeu Rezende Lino, assumiu a função desde 8 de março deste ano e é morador da região do Ouro Verde há 43 anos. Ele disse que o Agiliza Ouro Verde conta com oito modalidades de serviços como Sanasa, CPFL, Cohab, Porta Aberta, 156, Juventude Conectada, Procon e Cepat. "Nos Últimos três meses, tivemos mais de 22.000 atendimentos, sendo: em Junho - 6.840, em julho - 6.860, em agosto - 6.457 e em 10 dias de setembro - cerca de 1.900. Atualmente contamos com o novo Ceprocamp e com a carreta do curso de qualificação", explica.
O subprefeito revelou que existe uma grande expectativa para a instalação da Base do Corpo de Bombeiros que está em fase de estudos e projetos. "Uma das mais importantes parcerias com o governo estadual que deverá ocorrer no próximo ano. Promovendo proteção e resposta imediata às emergências de incêndio, salvamento e resgate", diz.
Outro ponto te é sobre a instalação do cartório. "Temos também essa questão. Creio que seja uma das mais esperadas pela população, a instalação do cartório em nosso distrito, que já está em fase de licitação", revela.
Arzeu Rezende fez questão de frisar que a população do distrito do Ouro Verde pode esperar uma subprefeitura mais atuante e de portas abertas para ouvir e atender a população. Entre as novidades que estão sendo articuladas pela subprefeitura para o próximo ano, é trazer mais modalidades de serviços para atendimento à população. "Além dos serviços prestados atualmente, deveremos ter também o Semurb (Secretaria Municipal de Urbanismo), Sebrae, Defesa Civil e Vigilância Sanitária. Temos também, tratativas para implantação de um totem de agendamento dos serviços oferecidos pelo Governo do Estado, através do Poupatempo. Creio que com a chegada desses novos serviços juntamente com o Corpo de Bombeiros e com o Cartório, teríamos muito a comemorar no 10° ano do distrito em 2025. Para isso, estamos promovendo a mudança da subprefeitura juntamente com o Agiliza Campinas que hoje está localizado no Shopping Spazio para o Horto Shopping, junto ao terminal Ouro Verde, um acesso mais rápido e prático, evitando um deslocamento maior. Essa mudança trará mais facilidade e acessibilidade para a população a todos os serviços oferecidos", detalha.
O subprefeito disse ainda que o distrito do Ouro Verde não está abandonado, que tem muito ainda para fazer, sendo que nos últimos vem recebendo o maior investimento desde sua criação. "Temos ainda, em fase final de projetos a duplicação da Avenida Mercedes Benz, Avenida Luiz Eduardo Magalhães que faz a ligação entre a Avenida John Boyd Dunlop e a Avenida Ruy Rodrigues e também o asfaltamento da Avenida Nelson Ferreira de Souza, que faz a ligação do Jardim Marajó ao Jardim Florence. Com isso, passaremos a ter mais fluidez no trânsito do nosso Distrito", destaca.
Arzeu Rezende também afirmou que o setor imobiliário no distrito do Ouro Verde vem batendo recordes. "Temos a construção e inauguração de quatro super creches, Creche Espaço do Amanhã do distrito Ouro Verde. Temos a construção e entrega dos novos reservatórios de água no Dic 5 e Profilurb, garantindo o abastecimento de água no distrito. Temos a revitalização e construção de novos espaços de lazer", conclui.